quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

vitrais em Ibaté-SP

Na paróquia de São João Evangelista foram desenvolvidos novos vitrais na seguinte disposição; os 4 evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas, João , os santos da era contemporânea, mas ainda não com o título de santos, no caso Madre Teresa de Calcutá e Papa João Paulo II, os santos da Ordem das Mercês, São Raimundo Nonato e a padroeira Nossa Senhora das Mercês, que evoca a presença mariana entre os vitrais, o vitral do centenário da paróquia e um vitral de devoção popular, no caso São Roque.











o sacrário foi uma criação conjunta com o padre Herculano, foi feito em vidro. Com isso se obteve um sacrário muito econômico e artístico

vitral de São Marcos, a Menorah revela a sua origem, judaica, o vaso recorda o modo como eram guardados os antigos escritos, em vasos de barro. O leão é símbolo do evangelista

São Mateus, com o anjo




Papa João Paulo II, a presença da cidade, ao fundo, com as antenas  de comunicação, recordam os aspectos que contextualizam o Papa na era contemporânea, do lado esquerdo a cúpula de São Pedro e ao alto, à direita, a pomba, que marcou um dos episódios finais de sua vida e recorda a presença do Espírito Santo.

vitral do centenário da paróquia. O povo que caminha, à esquerda os trilhos de trem, que recordam a expansão ferroviária, que foi relevante na criação de cidades no interior paulista, a fachada da igreja centenária revela o patrimônio material edificado e as pessoas o patrimônio espiritual, todos contemplam a Eucaristia, que está no ostensório irradiando seus raios.











aspecto do sacrário, com sua iluminação de fundo.